top of page

Borosilicato do tipo I: saiba mais sobre este vidro

  • Foto do escritor: Flowservice/FlowSupply
    Flowservice/FlowSupply
  • 13 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

ree
Colunas de vidro borosilicato do tipo I, posteriormente transformadas nos vials exclusivos da FlowSupply


A FlowSupply tem orgulho de utilizar a melhor matéria-prima para a fabricação de seus vials. Trata-se do vidro de borosilicato do tipo I, considerado o vidro mais resistente à corrosão química e às temperaturas extremas. O borosilicato também garante a este tipo de vidro a menor taxa de variação de pH entre todos os vidros, o tornando resistente a soluções ácidas, neutras, e à presença de produtos químicos como cloro, bromo, iodo e diversas outras substâncias orgânicas.


Por conta destas qualidades, o vidro de borosilicato do tipo I é o mais utilizado pela indústria química e farmacêutica para o armazenamento de produtos. E é também por estas particularidades que o vidro de borosilicato do tipo I é o mais indicado para a produção de vials, garantindo o melhor e mais preciso resultado em análises químicas.


Os fornecedores de vidro de borosilicato do tipo I contratados pela FlowSupply seguem padrões de qualidade internacionais muito rígidos, respeitando a classificação da Farmacopeia Americana e seguindo normas como ASTM E438, ISO 720 e ISO 719, entre outras.


História Por ser um material inerte, que pouco ou nada reage com outras substâncias, o vidro é historicamente utilizado para armazenagem e proteção de produtos. A matéria-prima básica para a produção do vidro é a sílica (óxido ou dióxido de silício), que aquecida a altas temperaturas – a partir de 1.700°C , torna-se maleável e vitrifica quando resfriada. Outras substâncias químicas podem ser adicionadas à sílica, garantindo diversas propriedades ao vidro.


No caso do vidro de borosilicato do tipo I, é adicionado ao processo um elemento químico chamado boro (mais precisamente, o trióxido de boro). É este elemento que garante ao vidro maior resistência à corrosão química e a variações extremas de temperatura. O vidro de borosilicato do tipo I foi desenvolvido pelo químico alemão Otto Schott entre o final do Século 19 e início do Século 20.


Seu desenvolvimento garantiu avanços na iluminação pública e na segurança das ferrovias, pois este tipo de vidro passou a garantir proteção e visibilidade superior a lâmpadas e candeeiros. O seu uso comercial mais conhecido do grande público é o culinário. Registrado como “pyrex”, a versão de uso popular do vidro borosilicatado é muito difundida na culinária devido a sua grande resistência.


Consulte o site da FlowSupply, conheça nosso catálogo de produtos e entre em contato.

Comments


Entre em Contato

Tel: + 55 11 4702 0402

sac@flowservice.com.br

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

Success! Message received.

bottom of page