Conheça nossos cursos em cromatografia gasosa
- Flowservice/FlowSupply
- 16 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
A cromatografia gasosa, cujo uso é cada vez mais importante para a indústria farmacêutica, conta com três cursos desenvolvidos pela ChromSchool, plataforma de ensino e especialização desenvolvida pela Flowservice.
“Nos últimos 10 ou 5 anos a técnica de cromatografia gasosa vem sendo muito utilizada na análise de compostos voláteis, especialmente de solventes residuais, pela indústria farmacêutica, com muita ênfase no modo de injeção ‘headspace’”, explica Renato Peres, diretor da Flowservice. “Pensando neste mercado desenvolvemos cursos com foco em estudantes, analistas e técnicos, que poderão ficar ainda mais capacitados nesta área.”
Os três cursos na área de cromatografia gasosa oferecidos pela ChromSchool/Flowservice são: GC Básico, com foco na separação no modo isotérmico (com temperatura constante); GC Avançado, com foco na programação linear de temperatura e treinamento em ‘headspace’; e o de ‘troubleshooting’ (resolução de problemas), que tem como objetivo auxiliar o analista no seu dia a dia de trabalho. “Os métodos cromatográficos são complexos. Temos de auxiliar o analista a criar ‘skills’ para que ele resolva problemas no dia a dia. Com o curso de ‘troubleshooting’, aqueles problemas mais simples na máquina passa a ser resolvidos pelo próprio analista”, diz Renato Peres.
Os cromatógrafos utilizados nos cursos são os Agilent 6890 ou 7890, considerados equipamentos de ponta no mercado. Por falar nos equipamentos, eles são fundamentais para os três cursos, já que o grande diferencial do programa ChromSchool/Flowservice é justamente possibilitar que os alunos vivenciem experiências práticas. “A maioria dos cursos oferecidos atualmente pelos fabricantes ou outras prestadoras de serviço são teóricos. Nós dividimos o curso na parte teórica e prática (‘hands-on’) para que o aluno tenha contato pleno com a técnica. Aqui na Flowservice aluno pode desmontar uma parte do cromatógrafo a fim de visualizar algo do curso, por exemplo”, afirma Peres.
Outro diferencial dos cursos ChromSchool é o currículo dos instrutores/professores. “Temos um time bastante eclético de instrutores. São profissionais da área de farmácia, da cromatografia, engenheiros eletrônicos e técnicos de campo”, enumera o diretor da Flowservice. “Temos pessoas que foram de bancada, que conhecem bem o trabalho de análise no cotidiano. Com isso conseguimos oferecer uma experiência bastante ampla, não apenas nos aspectos químicos do processo cromatográfico, como também a experiência do equipamento, do hardware.”
O programa conta ainda com dois instrutores especialistas em softwares utilizados em cromatografia, área que se tornou parte importantíssima desta especialização.
Os cursos do programa ChromSchool duram 16 horas, divididas em dois dias de aulas. Quem não pode deixar o trabalho ou os estudos durante a semana não precisa se preocupar, uma vez que o programa oferece cursos nos fins de semana. As aulas ocorrem no moderno laboratório da Flowservice, na sede da empresa, em Cotia (Grande São Paulo), mas também podem ser organizadas em outras empresas.
Você sabia? A cromatografia começou a ser desenvolvida nos anos 50. Na década seguinte, foi criado o primeiro cromatógrafo comercial. A importância desta técnica se fez presente primeiro na indústria petroquímica, possibilitando um grande avanço no final dos anos 70 e ao longo da década de 80. Já no Século 21, a indústria farmacêutica se apoderou desta técnica, que se tornou fundamental para este mercado.
Para se informar sobre os cursos ChromSchool, entre em contato com a Flowservice.

Comments